Em Picos, Prefeitura emite novo decreto para fechamento de comércio local

0

A Prefeitura Municipal de Picos, seguindo recomendações do Governo do Piauí, refez o decreto municipal com instruções mais duras, com a finalidade de fortificar o enfrentamento e prevenção ao Coronavírus.

A reunião aconteceu no fim da manhã desta sexta-feira (20), no Centro Integrado de Especialidades Médicas, com representantes de várias entidades tais como agências bancárias, Polícia Militar, Exército, Polícia Rodoviária Federal.

A partir da próxima segunda-feira (23) todo o comércio local deve ser fechado, podendo permanecer abertos apenas farmácias e supermercados, pelo período de 15 dias, inicialmente, e seguindo até 5 de abril. A feira livre da cidade também terá um horário especial para atender a população.

Confira o decreto na íntegra: Decreto nº 39/2020_Prefeitura Municipal de Picos

“Com base no decreto que o Governador lançou ontem, declarando estado de calamidade pública no Estado, o prefeito de Picos, Padre Walmir, reuniu uma equipe e decidiu endurecer mais, estabelecer mais medidas restritivas, entre elas o fechamento total do comércio local, a partir de segunda-feira (23)”, disse o Procurador Geral de Picos, o advogado Maycon Luz.

Ele também informou que todas as entradas da cidade serão monitoradas, a fim de que haja o controle na entrada de pessoas de outros municípios. “Também iremos restringir o acesso de pessoas que vêm de outros municípios. Estaremos fazendo esse monitoramento para evitar que pessoas infectadas entrem no município de Picos”.

Ele alerta ainda para que quem não queira obedecer as instruções sofrerá pena administrativa. “Estabelecemos imposições de forma administrativas para quem não cumprir essas instruções, sem falar no aspecto criminal. Quem desobedecer estará cometendo crime de desobediência contra a saúde pública e serão responsabilizadas.

As medidas na área da saúde devem permanecer as mesmas constadas em decreto do dia 19 de março de 2020, segundo informou o médico Pascoal Gomes, diretor técnico do CIEM. Ele faz um apelo à sociedade para que todos permaneçam de quarentena e sigam as regras emitidas pela OMS, como lavar as mãos.

“O que se está fazendo aqui é pensando no coletivo. E é preciso que as pessoas entendam a importância do enfrentamento, que é com uma coisa bem simples, que é lavar as mãos várias vezes e de forma correta, o uso do álcool em gel e ter a sensibilidade e consciência de que temos que ficar em casa. Vamos nos proteger. O isolamento social é a medida mais eficaz de controle dessa pandemia”, declarou.

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, divulgou em suas redes sociais um vídeo onde explica o porquê das novas medidas e pede a compreensão de todos os segmentos locais e pessoas em geral no comprometimento de combate ao coronavírus, como forma de proteger a cidade.

“Tomamos algumas medidas mais sérias para tentarmos nos proteger. Neste momento, pensar no outro, pensar em si, é evitar o convívio social. […] As medidas podem desagradar algumas pessoas, alguns segmentos, mas, neste momento, é hora de pensarmos todos juntos em prol de um mesmo objetivo. Vamos nos proteger e proteger nossa cidade”, destacou.

Fonte: Cidades na Net

Fotos e vídeo: Ccom

Deixe uma resposta