Em São Julião, um terço da Câmara Municipal troca de partido; três vereadores podem não disputar a reeleição. Veja!

0

O período da tão esperada janela partidária encerrou na última sexta-feira (03), para os vereadores que pretendiam concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito nas eleições 2020, a fim de que pudessem mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato.

 

A janela partidária só vale para os vereadores que são eleitos pelos votos proporcionais, diferente dos prefeitos. No Poder Executivo, os mandatários são eleitos por votação majoritária.

Em São Julião, um terço da Câmara Municipal mudou de partido, ou seja, três dos nove mandatários. A base aliada ganhou um vereador, entretanto perdeu outro. O vereador Acelino da Regina trocou o PT pelo PSB e passou a fazer parte da base do prefeito Dr. Jonas (PSB), entretanto, o vereador Chico Neto trocou o governista PRTB pelo oposicionista PT. Além dos dois vereadores acima citados, a vereadora Gracielda deixou o PSC pelo PSB.

Veja como ficou a composição dos partidos no legislativo local:

PSB: Professor Neto, João Neto Leal, Acelino da Regina e Gracielda

PT: Fabinho e Chico Neto

Progressistas: Renaldinho

MDB: Tatá

PSDB: Antônia do Leu

Os partidos Progressistas, MDB e PSDB não sofreram alterações, permanecendo assim os vereadores que foram eleitos pelas as respectivas siglas.

Três vereadores “podem” não disputar a reeleição:

O vereador Renaldinho anunciou sua pré-candidatura a prefeitura de São Julião pela terceira via, já o vereador Tatá decidiu não disputar a reeleição, enquanto a vereadora Antônia do Leu pode ser vice em uma das chapas ou não disputar nenhum mandato.

O Portal NPM continua informando em primeira mão os bastidores da política de São Julião e região.

Deixe uma resposta