Em Teresina, poetisa alagoinhense Eva Graça Brito e outros 16 autores lançam com êxito a coletânea “Piauí Em Letras II”; veja!

0

Na noite do último sábado, dia 20 de julho, a APL Academia Piauiense de Letras em Teresina-PI, foi o palco escolhido para o lançamento da coletânea PIAUÍ EM LETRAS II.

A obra literária que foi organizada pelo poeta, historiador, dicionarista biográfico e antologista Adrião Neto e o grupo gestor composto por Lena Lustosa, José Paraguassú, e Mozaniel Almeida, reúne 17 autores de várias regiões do Piauí, todos participantes ativos do RECANTO DAS LETRAS, site com milhares de escritores brasileiros, que funciona como uma plataforma idealizada para facilitar a publicação e o compartilhamento online de conteúdos de natureza poética, artística, informativa e educacional.

O professor luis-correiense, Antonio José Sales participa como co-autor do livro com 16 poesias.Antonio José Sales, poeta, escritor, professor, Especialista em Literatura e Outras Linguagens (UESPI 2018). Veja a baixo o texto da orelha do livro, transcrito.

“Caro leitor!
Convido-o à uma viagem ao mundo da Literatura através do livro Piauí em Letras II, uma coletânea de textos bastante diversificada, representando as múltiplas facetas da cultura literária piauiense. Este é o segundo volume da série Piauí em Letras. E, a exemplo do primeiro volume, traz uma ampla variedade de textos em prosas e versos de autores de várias regiões do estado do Piauí. Vozes que emanam da terra querida, filha do Sol do Equador, para o mundo. Somos vários afluentes derramando no mesmo rio nossas vertentes literárias. Espalhamos pelas quebradas do sertão o nosso canto de exaltação. Esperamos que este trabalho seja fecundo e que possamos propiciar ao leitor uma leitura prazerosa sempre melhor. Lançamos nossa semente ao mundo, contribuindo para que a literatura piauiense seja ainda maior.
Boa leitura!”.

A professora e poetisa alagoinhense, Eva Graça Maria de Brito, a exemplo da Coletânea I, tem nesse novo trabalho uma participação ativa com poemas que apresentam três temáticas:

A poesia intimista ao expor as emoções e sentimentos do eu do lírico,ou seja sua introspecção, emoção e reflexão.

A poesia sensual com versos que através da fluidez e sensualidade da linguagem despertam a imaginação do público leitor e a poesia social, quando a autora faz da palavra um instrumento de denúncia social acerca de acontecimentos do cotidiano ao trabalhar a cultura de paz que está no seu ideal pedagógico, como podemos constatar no poema a seguir, que aborda o terrível bullying, já considerado um problema de saúde pública no Brasil.

“No ambiente escolar, o bullying pode ser definido como uma forma de agressão praticada por um ou mais estudantes contra outro(s), de maneira intencional e repetidamente, que ocorre sem motivação evidente, causando dor e angústia – sendo caracterizada também pela relação desigual de poder.

Poesia declamada pela autora, por ocasião do lançamento

Com os recursos proporcionados pelas novas tecnologias há ainda outro desdobramento dessa forma de violência: o ciberbullying, que é a prática do bullying no ambiente virtual. Isso evidencia como essas manifestações de violência se modificam e se atualizam de acordo com o contexto histórico-social e tecnológico.”

Link do poema no youtube:

O evento foi grandioso e inspirador. O auditório estava completamente lotado, os 17 autores da obra foram prestigiados por familiares, amigos, autoridades e amantes da literatura, da arte e da cultura.

Com os grandes poetas, professores, amantes da arte e da cultura, Raimundo Clementino, Marli veloso e sua linda filhinha, a pequena grande, Ana Clarissa, Firmina Arrais e seu esposo João Batista.

Alguns autores, inclusive a poetisa Eva Graça Brito usaram a tribuna para discursarem e declamarem poemas.

Após lançamento houve o momento de autógrafos, um Coffee break para todos autores e convidados, música ao vivo na voz de José Paraguassú, grande artista de Floriano, que também é um dos autores da coletânea e ainda um brinde entre autores em comemoração a alegria do reencontro e ao êxito obtido no lançamento!

Assim, nesse clima poético e feliz foi encerrado aquele momento muito importante para a literatura piauiense!

Os interessados em conhecer/adquirir o livro devem procurá-lo na banca de revista Caiçara, localizada na praça Félix Pacheco no centro de Picos, na livraria Araújo- Praça de Alimentação do Piauí Shopping, em Picos-PI e também em todas as regiões onde residem os demais autores.

FONTE: Da Redação do Portal Cidades Na Net com Texto: Prof. Janiqueles Cândido e Fotos: Profa. e poetisa: Eva Graça

Deixe uma resposta