Há 31 anos, Dr. Francisco Macedo, ex-prefeito de Padre Marcos, partiu deixando um grande legado

0

Há exatamente 31 anos, o médico e influente político piauiense Francisco Luís de Macedo, foi vítima de um brutal assassinato ocorrido na noite de 29 de Abril de 1989, na capital do Piauí, Teresina.

Imagem aérea da cidade de Padre Marcos – Foto: Cidades na Net

Dr. Francisco Macedo era uma pessoa de muitas qualidades e de inesquecível memória, que nos deixou um grande legado de lealdade às suas amizades e de compromisso com a vida pública a que tanto se dedicou até o seu último dia de existência.

A morte do saudoso ex-prefeito interrompeu uma promissora trajetória, que poderia ter trazido muito progresso e desenvolvimento para Padre Marcos e região, mas sua biografia continuará viva para as futuras gerações que vão precisar muito de seu referencial e exemplo de dignidade.

“Doutor Francisco” como era conhecido, foi prefeito de Padre Marcos de 1983 a 1988, e naquela época tinha projeções políticas para o cenário político estadual.

Imagem aérea da cidade de Francisco Macedo

Em 1995, o povoado Canabrava pertencente a Padre Marcos, conseguiu sua elevação à categoria de Município; após o desmembramento territorial, os líderes políticos se reuniram para fazer a escolha do novo nome da recém-emancipada cidade, sendo que a maioria optou por homenagear Francisco Luís de Macedo, ficando assim o novo município com a denominação de Francisco Macedo – PI.

Embora as novas gerações não tenham uma dimensão exata da importância desse personagem, esse dia ainda é marcado por muita comoção e diversas recordações, principalmente por parte dos remanescentes daquele período, que conviveram diretamente com o Dr. Francisco Macedo, nesta data, inclusive, é feriado municipal em Padre Marcos.

Dr. Francisco Macedo nasceu em 27 de agosto de 1949 no povoado de Boa Esperança, na época, município de Jaicós, hoje, cidade de Padre Marcos. Foi casado com a servidora pública Maria Rosa Macedo, com quem teve um casal de filhos, Cândida Carolina e Waldemar Neto, este último seguiu sua carreira política.

O influente ex-prefeito de Padre Marcos era genro do saudoso ex-deputado estadual Waldemar Macedo, nome dado ao plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. Hoje, o seu legado político foi herdado pelo o seu filho, o também jovem médico Waldemar Macedo Neto,  o “doutorzinho”, candidato  a prefeito de Padre Marcos na eleição de 2016 e muito ativo no atual cenário político local.

Deixe uma resposta