Literatura: Pedras que Cantam é lançado em Vila Nova do Piauí. Veja fotos!

0

Foi lançado na tarde desta quinta-feira, 06 de setembro, na U. E. Zacarias Manoel da Silva, no povoado São João Batista, no município de Vila Nova do Piauí, o 3º livro de crônicas do professor Francisco de Assis Sousa, Pedras que Cantam.

Imagem: Cidades na NetProf. Francisco de Assis Sousa apresenta a obra ao público.(Imagem:Cidades na Net)Prof. Francisco de Assis Sousa apresenta a obra ao público.

O evento foi idealizado e realizado pela Secretaria de Cultura do município, dentro da programação do 17º aniversário da Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré, e da direção da U. E. Zacarias Manoel da Silva.

Imagem: Cidades na NetMarli Veloso, secretária de Cultura de Vila Nova do Piauí(Imagem:Cidades na Net)Marli Veloso, secretária de Cultura de Vila Nova do Piauí

A cerimônia teve início com a fala da secretária de cultura, profª Marli Veloso, que ressaltou a importância da triade obra, leitor, autor, e que esse é um grande momento. Falou também sobre a obra do prof. Francisco de Assis Sousa: “Com um olhar arguto, capta a beleza do seu entorno e a transforma ora em verso, ora em prosa, ora em fotografia”.

Imagem: Cidades na NetProfª Luzia, diretora da Escola.(Imagem:Cidades na Net)Profª Luzia, diretora da Escola.

A diretora da escola, profª Luzia Eremita, fez a leitura do prefácio da obra, redigido pelo acadêmico da APL, Homero Castelo Branco, enquanto a professora Francisca Leal discorreu sobre a trajetória, sobre os serviços prestados pelo professor Francisco de Assis Sousa ao município de Vila Nova do Piauí.

Imagem: Cidades na NetCom o livro Vila Nova - Cidade Poesia, onde tudo começou.(Imagem:Cidades na Net)Com o livro Vila Nova – Cidade Poesia, onde tudo começou.

Na sequencia, uma breve biografia do autor foi lida pela professora Geovânia de Sá Assis, esposa do escritor.

Imagem: Cidades na NetProfª Geovânia apresenta a biografia do autor.(Imagem:Cidades na Net)Profª Geovânia apresenta a biografia do autor.

Como amostra do que está contido no Pedras que Cantam, estudantes do 6º ano da escola anfitriã desse momento cultural, apresentaram a crõnica “É possível acreditar no ser humano?”.

Imagem: Cidades na NetCom os alunos do 6º ano.(Imagem:Cidades na Net)Com os alunos do 6º ano.

Em sua participação, o professor Francisco de Assis Sousa falou da alegria e notoriedade que é vivenciar momentos como este diante de seus alunos, colegas de profissão e convidados. “Falar de leitura e literatura é sempre muito prazeroso, ainda se torna ainda mais significativo por ser realizado na escola onde eu trabalho”.

O professor também ressaltou sobre a importância do trabalho da professora Marli Veloso, no município de Vila Nova do Piauí e rememorou o tempo em que tudo começou. Falou dos concursos de poesia, realizados nos três primeiros anos do século XXI, e do projeto que culminou com o lançamento da coletânea Vila Nova – Cidade Poesia, no ano de 2003, onde teve os seus primeiros poemas publicadose que, a partir dali, um ciclo de incentivo a leitura e à produção literária ganhou corpo e segue firme até hoje.

Imagem: Cidades na NetPúblico presente ao evento.(Imagem:Cidades na Net)Público presente ao evento.

O professor Francisco de Assis Sousa falou também sobre o processo de produção de seus textos e apresentou o Pedras que Cantam.

Veja fotos!

Imagem: Cidades na NetO evento em movimento.(Imagem:Cidades na Net)O evento em movimento.
Imagem: Cidades na NetCom a professora Francisca Leal.(Imagem:Cidades na Net)Com a professora Francisca Leal.
Imagem: Cidades na NetCom a profª Socorrinha.(Imagem:Cidades na Net)Com a profª Socorrinha.

Imagem: Cidades na Net

Com o prof. Gilmar e a aluna Hérica.(Imagem:Cidades na Net)Com o prof. Gilmar e a aluna Hérica.
Imagem: Cidades na NetCom as professoras Gisele e Geovânia de Sá Assis.(Imagem:Cidades na Net)Com as professoras Gisele e Geovânia de Sá Assis.
Imagem: Cidades na NetCom Hugo Leal.(Imagem:Cidades na Net)Com Hugo Leal.
Imagem: Cidades na NetCom o prof. José Sabino de Lima (Bidunga)(Imagem:Cidades na Net)Com o prof. José Sabino de Lima (Bidunga)
Imagem: Cidades na NetCom a família Zacarias Manoel da Silva.(Imagem:Cidades na Net)Com a família Zacarias Manoel da Silva.
Imagem: Cidades na NetIdem(Imagem:Cidades na Net)Idem
Imagem: Cidades na NetVista da U. E. Zacarias Manoel da Silva, no pov. São João Batista.(Imagem:Cidades na Net)Vista da U. E. Zacarias Manoel da Silva, no pov. São João Batista.

Fonte: Prof. Francisco de Assis Sousa e Cidades na Net

Deixe uma resposta